juliocs
useravatar
User Info

REGULAÇÃO - AUTORIZAÇÃO : INTERFACE ENTRE DIFERENTES PROFISSIONAIS.

REGULAÇÃO-AUTORIZAÇÃO:INTERFACE ENTRE DIFERENTES PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

REFERENTE A ESTE TÓPICO - REGULAÇÃO-AUTORIZAÇÃO - TEMOS SEIS (06) QUESTIONAMENTOS:

1º) Em caso de profissional na função de médico autorizador com vínculo junto à Prefeitura/Secretaria Municipal da Saúde, atuando em Hospital Público Estadual administrado por Organização Social - com a qual o referido profissional também possui vínculo como médico assistente pediatra. Este profissional apresenta algum impedimento sob o aspecto legal quanto às suas atuações/vínculos?

2°) Entende-se que o profissional autorizador médico está capacitado, apto e também é detentor da prerrogativa de executar a regulação/autorização de todo e qualquer procedimento/exame no âmbito do SUS?

3°) Exames/procedimentos solicitados por profissionais de Odontologia, por exemplo, radiografia panorâmica dos maxilares - a ser executado por prestador externo contratado - podem normalmente ser autorizados por profissional médico investido na função de regulador/autorizador?

4°) O profissional autorizador médico pode negar-se a receber tais solicitações de exames para emissão de parecer favorável ou não à autorização - radiografia panorâmica dos maxilares - por considerar que os mesmos não são de sua 'alçada', e sim de cirurgiões-dentistas?

5°) Profissional enfermeiro, cirurgião-dentista ou de qualquer outra área da saúde investido na função de autorizador possui plenas prerrogativas para executar toda e qualquer autorização de procedimentos/exames no âmbito do SUS?

6º) Quanto à operacionalização de rotinas de regulação/autorização, o uso de carimbo contendo as expressões "PARECER FAVORÁVEL À AUTORIZAÇÃO" ou "AUTORIZÁVEL" poderia ser substituído pela expressão "PARECER FAVORÁVEL AO PAGAMENTO" ou "PARECER FAVORÁVEL AO FATURAMENTO"?


O administrador desativou a escrita pública no fórum